Cavalo de Troia – Caná – J.J. Benítez
Pág. 877 até 1035
Finalmente chegamos à etapa final. Perceberemos o quanto foi difícil para a mãe de Judas aceitar sua decisão de seguir João Batista. Foi ainda mais difícil aceitar sua decisão de seguir Jesus de Nazaré.
Pois, se vocês se lembram, no último comentário Jasão foi até a cidade de Judas para conhecer seus pais. Ele queria entender este homem tão peculiar e suas escolhas.
Todo o diálogo, principalmente com a mãe, é bem detalhado e peculiar. Há versões que vocês podem comparar entre o pai e a mãe. Assim, podem tirar suas próprias conclusões.
Em seguida, Jasão se despede da mãe de Judas. Depois, ele se reencontra com o grupo de Jesus para segui-los nos caminhos do deserto.
Jasão descreverá ao longo de algumas páginas, as várias seitas que existiam naquela época com ricos detalhes. Ele explicará o que seriam os cínicos, muito citados nos textos bíblicos. Resumidamente, eles defendiam a salvação do ser humano, pregavam a simplicidade e a virtude, combatiam o medo e a morte. Lógico que citei apenas uma parte pois existem mais coisas explicadas no livro.
Será citada algumas passagens na casa de Lázaro. A Páscoa e sua celebração serão mencionadas. Também será mostrado como Jesus se comportou, assim como cada um dos seus apóstolos.
Um episódio de destaque foi a escapada de Jesus sem nenhum dos apóstolos presentes até Jerusalém. Ele foi falar com algumas pessoas pela primeira vez. Isso rendeu uma situação quase caótica. Por muito pouco, ele não foi preso.
Entre tantas palavras, ele citou para aquelas pessoas que o Pai habitava na mente do ser humano. Muitos riram e o chamaram de “o louco de Nahum”.
Muitos fatos acontecem após este episódio. Acompanharemos Jesus explicando sua opinião sobre o homossexualismo. Mais uma vez, ele será esculachado pela sociedade machista. Inclusive, será motivo de desconfiança de seus próprios apóstolos.
O livro segue com algumas importantes passagens de Jesus sobre as cidades e sua fuga. Então, Jasão se depara com a grave doença de Eliseu.
Inclusive, Jesus diz que não é uma doença de morte. Ele não faz nada para curar Eliseu. Isso deixa Jasão triste e desiludido. Ele não entende nada.
Finalmente, João Batista morre. É um dos destaques mais tristes do livro. A forma como tudo aconteceu choca muito.
E quando chegamos a página 995 do livro ela está lacrada!
Quando finalmente abro e começo a ler, vejo que cita um milagre de Jesus que nunca foi relatado pelos evangelistas. O final chega com o retorno imediato de Jasão em 1973. Ele entregou os diários para a divulgação e toda a conclusão da missão. Fiquei surpresa, confesso.
Agora, minha conclusão sobre este livro é que ele tem um pouco mais de informações. Ele fala sobre alguns diálogos de Jesus e Jasão. Porém, outros conceitos e contextos ficaram soltos na história e não foram mais citados. Isso foi um ponto negativo. Ou, de certa forma, foram propositalmente citados para dar mais ênfase à história.
Talvez se não tivesse este volume não fizesse tanta diferença. Mas foi bom. Poderia ter menos páginas. Acredito que foi feita muita propaganda para nada.
Ler todos os volumes é importante para abrir a caixinha. Isso faz você pensar e refletir sobre a vida de Jesus. Você também reflete sobre tudo que aprendeu.
Não quer dizer que tudo é verdade ou mentira, mas que instiga a pensar e investigar, isso sim é possível.
Embarquei nesta viagem há muitos anos por curiosidade. Também o fiz para sentir emoções. Ao longo de cada livro, soube quantos fatos são escondidos pela Igreja. Outros, infelizmente, foram perdidos pelo tempo.
Os apóstolos de Jesus demoraram muito para publicarem algo sobre ele. O que fica claro é que era difícil naquela época entender a mensagem de Jesus. E será que eles transmitiram da maneira correta?
Enfim, uma coleção para guardar e ler de tempos em tempos e comparar com a Bíblia, pesquisar, perguntar e refletir.
Assim foi este livro para mim.
Ele abriu caminhos para que me interessasse pela vida de Jesus através de vários livros. Finalmente, fiquei próxima da leitura da Bíblia. Hoje faço essa leitura de maneira correta e com a pessoa certa.
Obrigada por me acompanharem até aqui.
Até a próxima aventura.