Jardim de Inverno – Kristin Hannah
Este livro foi indicação no blog e fiquei muito feliz por ler porque simplesmente é sensacional.
Sabe aquele livro que começa devagarzinho e depois toma uma proporção fantástica e chega a um final que você não segura mais as lágrimas? Este é justamente assim.
Aliás, se você quiser indicar um livro para que eu leia e faça o comentário aqui basta deixar suas indicações aqui no blog ou através de nossas redes sociais.
Mas retornando ao livro, se você gosta de um bom drama familiar com amor, perdão, busca pela felicidade, guerra russa, segredos e um pouco de tragédia, porém com momentos de muito frio somados com calor humano, então esta história será a ideal para sua leitura.
Conheceremos a vida de três mulheres muito guerreiras com grandes problemas emocionais para resolverem.
Meredith e Nina são irmãs e filhas de Anya.
Todos vivem numa casa fria onde só quentinho mesmo é o amor do pai pelas filhas porque Anya não manifestava nenhum amor pelas meninas.
Quando pequenas, essas crianças queriam que Anya as amassem, tivesse o papel de mãe, mas tinham que se contentarem com o amor do pai que sempre estava ao lado delas e pedia muita paciência.
Quando eram menores, papai tentara fingir que não era assim, tentara desviar a atenção delas como se fosse um mágico, iludindo-as com o brilho de sua própria afeição, mas, como ocorre com todas as ilusões, a verdade acabara aparecendo por trás dela.
Numa passagem de tempo Meredith é responsável pelos negócios da família, está casada com seu grande amor com duas filhas em fase universitária e seus pais estão aposentados e apaixonados.
Nina é uma fotógrafa que viaja pelo mundo, ganhadora de grandes prêmios e apaixonada por Daniel, porém não admite isso.
Nina vivia muito bem sozinha e não se prendia a ninguém, sua vida era a fotografia. Nem sua família ela visitava, a não ser quando não tinha mais jeito.
le lhe dirigiu um dos sorrisos que faziam seu coração parar.” Meredith pensando em Jeffrey Cooper seu grande amor.
O livro vai contando um pouco da infância destas meninas, agora mulheres, e seus traumas, quer dizer, o trauma que sua mãe deixou em cada uma delas.
Até que um belo dia o pai falece e então muita coisa muda porque agora elas têm a mãe para cuidar, mas como será isso?
Elas percebem que não conhecem aquela mulher e nem sabem que tipo de sentimento nutrem por ela.
Cada escolha mudava a estrada pela qual se seguia e era fácil demais terminar indo na direção errada. Às vezes, se estabelecer podia ser apenas desistir.”
Brigas, aborrecimentos e muitas incertezas cercarão seus corações até que uma promessa que Nina fez a seu pai antes de morrer pode unir essas mulheres através de um conto de fadas russo.
Sua mãe era russa e com esta história que elas ouviam quando crianças, descobrirão que é a história da vida de sua mãe, então começarão a entender o que esta mulher passou numa época onde a guerra acabou com uma cidade e várias vidas.
Esta guerra aconteceu no governo de Stalin, época em que sua mãe viveu.
Ela rasteja para fora da trincheira. Batendo a poeira e a terra, ela corre para casa. A cidade está queimando e há fumaça por todos os lados. As pessoas gritam e choram.”
Uma viagem no tempo onde a angústia fará parte de cada linha contada e os personagens mostrarão como uma guerra transforma pessoas tanto para o bem quanto para o mau.
E diante de tanta tristeza e espera, finalmente no final uma surpresa muda o destino da história e a recuperação do tempo perdido.
Foi o começo desta nova vida, o momento em que finalmente aprendi que, com o amor, vem o perdão.”
Um lindo livro, talvez um dos mais marcantes este ano para mim, que vale muito a pena ler e se maravilhar com o final de cada uma destas mulheres que com seus traumas e mágoas se uniram e se perdoaram para enfim viverem em paz como seu pai queria.
Ele tem 490 páginas, linda capa, preço muito bom para livro digital e caro para formato físico.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.