O colecionador – John Fowles
Comprei o livro no Sebo pois o preço estava bem mais acessível que o normal vendido nas livrarias e infelizmente, não há em livro digital.
Peguei um que a capa é diferente da original, mas tão intrigante quanto a que circula hoje.
São 256 páginas onde acompanhamos o amor louco e psicopata de Frederick que acompanha todos os dias a vida de sua amada Miranda. Mas Miranda, não sabe da sua existência.
Miranda é uma moça que adora artes, estuda para ser uma pintora famosa, chata em alguns momentos do livro, com uma personalidade forte e bela.
Após ganhar um prêmio na loteria, Frederick compra uma casa num local afastado, pois a sociedade o esnobava e assim preferia viver sua solidão e nutrir o amor por Miranda.
Nessas horas, alimentava ideias de ficar sozinho com ela, a fim de fazê-la se apaixonar por ele.
Então, num plano mirabolante, sequestra Miranda, coloca num porão e fica dias intermináveis a viver da sua companhia. Um doente, lógico.
Miranda deseja a todo custo fugir, não quer saber dele, mas acaba vivendo uma “amizade” para que um dia escapasse e fosse viver sua vida.
Nessa parte do livro, acompanhamos a mudança de humor, a personalidade de ambos os personagens e isso tornou o livro um pouco cansativo.
Não foi algo que li enlouquecidamente, pelo contrário, parava em vários momentos.
O assunto é forte, muito real o sofrimento de Miranda e para mim, o divertimento de Frederick me dava nojo.
O que percebi é que a obsessão é doentia, o desprezo gera sentimentos fúteis e perigosos numa pessoa, mas a petulância de Miranda só faz o sequestrador querer cada dia mais o seu amor, a sua companhia.
E assim seguem as páginas do livro até que chegamos a um final que não era o que esperava, mas foi digno de aplausos e tristeza também.
O personagem não mudou depois de um fato marcante e sua vida continuaria da mesma forma.
Não vou contar mais nada.
Recomendo muito o livro, bem escrito, com um enredo que tem começo, meio e fim, mas que infelizmente, me transmitiu a ideia que estava presa a Frederick e seu mundo louco, com devaneios, dinheiro e uma pedra de gelo em seu coração.
Espero que gostem da leitura e comentem aqui o que acharam, compartilhem, curtam e não esqueça de me seguir nas redes sociais.
Ficarei esperando por vocês.
O livro está disponível na Dark Books.
Vou deixar o link aqui.
Boa leitura.