O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
Os livros espíritas ou religiosos estão sendo pedidos aqui no blog e à medida que leio procuro criar um comentário que seja o mais claro e imparcial para aqueles que desejam conhecer ou sejam praticantes.
Alguns autores são sempre os mais citados entre eles Allan Kardec e Chico Xavier.
Então, hoje mostro para vocês um livro que foi pedido no blog há algum tempo e que faz parte dos meus estudos e confesso, estava empolgada para ler.
Foi escrito em 1857 e tem mais de 1019 perguntas que ficaram em 494 páginas, sobre vários temas feitas por Allan Kardec aos seus companheiros espirituais sobre encarnação, parentesco, filiação, morte, dia de finados, aborto, loucura, sono, sonambulismo, exorcismo, possessão, espíritos protetores, prece, pena de morte, sexo, reencarnação entre muitos outros assuntos.
As respostas são claras ou enigmáticas cabendo a você interpretá-las sempre com sabedoria e muitas vezes com um bom dicionário do lado. A Bíblia também será uma ótima companheira em certos momentos.
Este livro tem várias traduções e capas, além de variados preços.
O meu comprei num Sebo perto da minha casa e paguei bem baratinho.
Ele vai esclarecendo sobre o nascimento da Doutrina Espírita com tema central no espiritismo, além do que é ser espírita e alonga-se sobre o que é a alma, os médiuns e como iniciaram-se as comunicações com os seres humanos, sendo muito interessante e esclarecedora esta parte.
Dentro da Doutrina vamos conhecendo sobre as reuniões e quais os fundamentos e a importância de entendermos o bem e o mal. As psicografias e as caligrafias também estão neste conteúdo.
É tudo muito explicado sendo necessário alguns momentos para uma pausa afim de que você compreenda e retorne para assimilar todo o conteúdo que como já citei, são vários.
É muito interessante sobre Deus, a criação do mundo e a importância da Bíblia, que segundo os espíritos está mal interpretada, principalmente quando o assunto é Adão e Eva, alinhando com a idade da Terra.
Seria Adão o primeiro habitante da Terra? Só lendo para interpretar.
Não poderia deixar de citar sobre os Espíritos imperfeitos e suas classes que foi muito enriquecedor dentro da Doutrina:
– 10ª Classe – Espíritos Impuros;
– 9ª Classe – Espíritos Levianos;
– 8ª Classe – Espíritos Pseudossábios;
– 7ª Classe – Espíritos Neutros;
– 6ª Classe – Espíritos Batedores e Perturbadores; Bons Espíritos:
– 5ª Classe – Espíritos Benévolos;
– 4ª Classe – Espíritos Sábios;
– 3ª Classe – Espíritos da Sabedoria;
– 2ª Classe – Espíritos Superiores; Espíritos Puros:
– 1ª Classe – Classe Única – os espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria.
Cada uma destas classes é explicada e só lendo o livro para entendê-las.
Enfim, um livro muito bom, esclarecedor em vários pontos e outros você precisa deixar de lado e ler em outro momento para que possa assimilar.
Não deve ser lido de maneira rápida e sugiro que deixem em fácil acesso para sempre recorrerem em momentos de angústia pois a resposta aparecerá como um passe de mágica.
Valeu a pena mais uma vez a leitura e encerro o comentário com uma citação interessantíssima sobre a formação da alma para que você pense e discuta com seus amigos ou familiares.
Não esqueçam de curtir, compartilhar e seguir o blog.
344. Em que momento a alma se une ao corpo?
A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.”
Até o próximo comentário.