O mínimo sobre saúde mental – Dr. Saulo Barbosa
Hoje o tema é sério e muito importante, além de ser recorrente no mundo todo seja entre médicos ou entre as famílias.
Vamos falar só um pouquinho sobre a saúde mental.
Saúde mental sempre foi motivo de muito estudo e preocupação. Uma doença silenciosa que atinge várias pessoas no mundo inteiro.
Este livro de apenas 114 páginas, preço acessível para livro digital e bom para livro físico mostrará um resumo sobre o que é a mente humana, seu funcionamento e sua relação com a alma e outros órgãos do corpo humano, desde os tempos antigos até os tempos atuais.
O Dr. Saulo mostra como a medicina está avançada e suas formas de tratamento indicadas por ele em alguns de seus pacientes.
Ele fala também sobre os segredos de uma boa saúde e outros tratamentos utilizados pela medicina atualmente, sempre com uma opinião sincera e técnica.
É uma narração interessante e didática que em certos momentos torna-se cansativa porque me senti na escola com um professor me preparando para a prova, contudo, valeu a pena para entender melhor esta doença do século.
A seguir alguns destaques:
Os primeiros registros de patologia psiquiátricas foram encontrados nos papiros egípcios de Kahun, cerca de 2.000 anos a.c. Desde então, a humanidade tem percorrido um longo caminho na busca por compreender a complexidade da mente humana.”
Ele cita muito Freud e como ele tratava seus pacientes e como até hoje influencia muitos psiquiatras.
Ele também cita que um remédio gratuitamente disponível que ajuda no tratamento é a atividade física que sempre associada a medicação altera a maneira de pensar de seus pacientes, comprovando uma eficácia contra a doença.
Um dos pontos relevantes é sobre a citação sobre os manicômios utilizados como forma de cura antigamente e como ele influenciou no tratamento de pessoas sem nenhum distúrbio.
Naquela época, ninguém sabia ou entendia do que se tratava doença mental e internavam por anos as pessoas nestes locais onde em muitas vezes, recebiam tratamentos como os choques elétricos e outros que mais agravavam do que melhoravam a saúde.
A psiquiatria parte para esse novo rumo: seu objetivo passa a ser transformar os manicômios em instituições de humanitarismo terapêutico.”
Com a reclamação de violência, com o passar do tempo, a ideia era reduzir o máximo isso depois que a pessoa já estava reclusa, mas sem recursos, criavam um calendário de atividades rotineiras que estimulavam a organização, a disciplina e a higiene pessoal, dando origem aos “Alienistas.”
O diagnóstico na saúde mental é sempre um desafio, pois as doenças são multifatoriais e limitadas, fato explicado pelo doutor em várias páginas.
Ele não esquece de comentar sobre o que é o ser humano e a influência da personalidade que define como “a sua personalidade é a sua biografia. Sua personalidade é a sua narrativa pessoal. “
Enfim um bom livro para conhecer mais sobre a saúde mental com informações e algumas ferramentas importantes, com as quais você pode ampliar o seu entendimento, compreendendo o que é a mente humana, a alma, a vida.
De qualquer modo espero ter elucidado um pouco do que é o livro com esta dica de hoje.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.