O que faz um agente literário?

Hoje trago para vocês um pouco do que é um agente literário, um tema sugerido pela escritora Nayara Lemes que achei pertinente fazer um post.

O agente literário vai intermediar junto a editora as negociações para a publicação do seu livro, ou seja, será responsável pela parte burocrática para que o escritor fique com a criação do livro.

Além disso, o agente vai analisar o rascunho do livro dando sugestões ao escritor, além de verificar as cláusulas do contrato, negociar os direitos autorais, acompanhar os pagamentos que a Editora fará ao escritor, visitar feiras, editoras, ou seja, estar atento as novidades e informações do mercado editorial.

O agente literário precisa conhecer as diferentes editoras e seu perfil de publicação, para saber direcionar o manuscrito a um local correspondente. Nesse sentido, alguns agentes escolhem trabalhar com um gênero específico, ou trabalham com um leque mais aberto de livros.

Um ponto muito positivo de contratar um agente literário é o de facilitar o acesso do escritor às editoras. É comum na prática editorial descartar manuscritos que não tenham passado por um filtro inicial de um agente, dificultando com que boas obras chegam às mãos dos editores. 

Contratar um agente não significa a publicação do livro. No entanto, o trabalho deste profissional aumenta as chances de publicação, até porque, o pagamento do agente normalmente é uma parte do valor dos direitos autorais ganhos.

É como falo aos escritores que me procuram que eles precisam de alguém de confiança para que a relação seja construtiva.

Com a crise do país atualmente, muitos escritores preferem publicar seus livros em algumas plataformas digitais ao invés de editoras pois o custo fica inviável e dessa forma muitos optam por não ter um agente.

Acredito que cada um sabe onde o cinto aperta, então não deixe de publicar o seu livro, apenas priorize o que é importante na sua vida.

Espero ter esclarecido um pouquinho, mas tem muitas informações na internet e indicações que ajudarão a procura daquele profissional que melhor te representará.

Uma ótima quinta-feira.

Adriana Mellado

Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: