DidáticosSaúde

Por que meu filho não quer comer? – Patrícia Junqueira

Muitos pais sofrem por seus filhos não comerem nada durante as refeições.

Algumas vezes não entendem o problema e a criança fica para sempre traumatizada ou doente.

Por isso, após muito pesquisar, achei este livro bem interessante com ótimos conselhos e dicas para os papais que estão preocupados com seus filhos.

Assim, Patrícia Junqueira, uma fonoaudióloga experiente, formada há 25 anos, especializou em Motricidade Orofacial com mestrado e doutorado, mostra nas 164 páginas deste livro, alguns exemplos e conselhos de como os pais, podem sair desta situação tão difícil e que nem sempre é relacionado a birrinhas ou teimosia para comer.

A Motrocidade Orofacial é a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas relacionadas, como a respiração sucção, deglutinação, mastigação e fala.

Segundo pesquisas, o sobrepeso e a obesidade aumentam em todos os grupos etários cada vez mais precocemente e com maior intensidade. Porém, nos dias atuais o baixo peso de nascimento, alimentação ao peito inadequada, uma introdução incorreta de alimentação complementar entre outros fatores acarreta na falta de alimentação para os filhos.

Quando os filhos chegam aos consultórios com falta de vontade de comer, os profissionais de saúde têm que ter conhecimentos básicos de quais são os problemas clínicos e o comportamento da criança e da família.

Segundo Patrícia “as mães nutrem seus filhos de dois alimentos, um físico, que é o alimento em si, e o outro não físico, que é o sentimento, o combustível da alma. “

Nenhuma abordagem que visa diagnosticar e tratar a criança com desafio para se alimentar será eficaz se não souber ouvir e compreender as mães. São elas que poderão, em muitos momentos, encontrar as respostas e muitas vezes os melhores caminhos para ajudar seus filhos.”

Assim, as páginas mostram como Patrícia faz com seus pacientes, inclusive com depoimentos de mães que a procuraram com sérias dificuldades de alimentar seus filhos, e, após o tratamento são crianças felizes e que participam das refeições com as famílias.

Comer é a única tarefa corporal que necessita do uso de todos os órgãos e de todos os sentidos.”

“Por ser uma necessidade vital, alimentar uma criança torna-se tão essencial, que os pais são capazes de fazer “qualquer coisa” para que seu filho coma, tornando-se reféns da situação.”

Patrícia comenta que antes de tratar os filhos, os pais precisam de atenção e também tratamento para que tudo dê certo.

Ela fala de muitas doenças que às vezes estão escondidas e os profissionais não procuram investigar mais e a criança sofre desde pequena com a falta de vontade de comer, como por exemplo, a alergia alimentar. Há um grupo de oito alimentos responsáveis por até 90% das alergias alimentares: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

Fácil e didático auxiliará muitos pais incentivando a procurarem o profissional certo, além das dicas de Patrícia que ajudarão seus filhos.

Gostei da experiência da leitura e fica a dica caso vocês conheçam alguém nesta situação.

A escritora está nas redes sociais e pode ajudar com toda certeza. Seu Instagram é patrícia.junqueira.

O preço do livro está excelente para formato digital.

E lembre-se, sempre como diz Patrícia: “as mudanças não podem ser impostas. Elas têm que ser uma escolha pessoal.”

Espero que tenham gostado desta experiência de saber sobre um tema tão importante.

Não esqueçam de curtir, compartilhar e seguir o blog.

E se quiserem deixar sugestões ficarei muito feliz.

Um ótimo final de semana e até o próximo comentário.

Podcast Por que meu filho não quer comer?
Verified by MonsterInsights