Redação ENEM 2017
Resolvi ler esse livro porque de uma certa forma me ajuda muito. Também é útil para os estudantes em busca de um vestibular perfeito.
Livro bem técnico. Mostra o que acontece nas redações, critérios de avaliação e como criar um texto objetivo. Explica como desenvolver o texto de acordo com o tema e proposta e o que tem que compor o texto.
Explica e exemplifica que para construir um texto, o mesmo tem que estar separado pelo que chamam de competência. Isso é feito a fim de tornar a avaliação mais objetiva.
Nos alerta sobre evitar o emprego repetido de palavras como, “e” e “ai”. Também, devemos evitar “daí” e “então”. Essas palavras são próprias de um uso mais informal. Uma ótima dica.
Comenta também a importância das regras de pontuação. Destaca a objetividade e clareza do texto.
Ressalta empregar um vocabulário mais variado e preciso. Menciona a concordância verbal. Destaca os conhecimentos para argumentação e tese.
Uma das propostas da redação que não é uma forma exata, é estabelecer um limite da escrita. O ideal é que, para um texto de 30 linhas, haja ao menos 4 parágrafos. Um para introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão.
Para escrever uma boa redação deve estar sempre atualizado, pois
“escrever é uma arte. Esta arte pode ser gradativamente evoluída a cada ser humano com o bom hábito da leitura. Ler várias linhas de pensamento, jornais, revistas, gibis, grandes obras de literatura, tudo pode contribuir do ponto de vista e formação de ideias”.
Posso te garantir que funciona mesmo esse conselho. Leio muito por causa do blog. Mas antes disso, já lia qualquer coisa, até receita de bolo!
Não é o melhor livro do mundo e nem difícil. Mas o importante é que auxilia seu filho ou filha nessa fase tão importante como o vestibular.
Tem 26 páginas e um preço ótimo para livro digital.
Comece agora a ler e escrever, vamos nos desenvolver, evoluir.
Espero que gostem e escrevam aqui o que acharam.
Boa leitura.