Rilla de Ingleside – Lucy M. Montgomery
Hoje trago o último livro da série sobre a vida de Anne e Gilbert.
Este em especial fala sobre a Primeira Guerra Mundial e o impacto nas famílias e no mundo.
Anne, agora, já com seus filhos que se tornaram lindos rapazes e moças precisam tomar decisões que mudarão para sempre suas vidas.
Todos os filhos são citados no livro, contudo o destaque está para a adolescente Rilla e tudo que a guerra causou em sua simples vida.
Os rapazes alistam-se para a Guerra e veremos as angústias de pais que sabem que seus filhos saíram de casa, porém não sabem se retornarão.
Anne sofre muito neste período e sua participação será sempre pontual assim como Gilbert.
Destaque para o cão Segunda-feira que fica à espera de Jem por quatro anos e meio na estação de trem. Emocionante a narrativa e o final deste capítulo.
Susan, a empregada que virou da família está mais engraçada do que nunca, porém sua análise sobre a política e a guerra foram capítulos interessantes pois mostra a participação e a luta das mulheres por seus direitos, inclusive sobre opinar em assuntos até então destinados aos maridos ou somente aos homens.
A vida de Rilla muda profundamente e é um destaque do começo ao fim. Veremos por exemplo seu primeiro baile, beijo e o amor.
Dúvidas, emoções e um bebê de guerra fazem esta doce mocinha tornar-se uma mulher interessante e guerreira como sua mãe.
É um livro bem gostoso de ler apesar de suas 412 páginas porque mistura assuntos que não deixa cair na chatice.
Veremos aos poucos a guerra e seus impactos, o que eles achavam dos nazistas, a ajuda de cada um para tornar o mundo melhor com o fim da guerra, as emoções, à espera dos filhos alistados e muito mais.
Um final emocionante onde Rilla finalmente descansa de tudo que passou nos quatro anos e meio e enfim pode continuar sua vida de forma diferente, porém feliz depois de tanta tristeza e surpresas.
Este livro assim como os outros tem várias versões e o preço estava ótimo para livro digital com sua capa simples, porém valeu acompanhar a vida de Anne e sua família maravilhosa.
Até o próximo comentário.