Textos da Dri – A Bela Cidade de Aracaju
Hoje o meu texto será sobre as minhas férias em Aracaju, capital do Estado de Sergipe.
O menor Estado do Brasil nem se compara com o enorme sorriso e coração que os sergipanos possuem.
Uma cidade com uma das orlas mais maravilhosas de todo o litoral nordestino com belas praias com suas águas cristalinas, limpas e na maioria das vezes quentinhas.
Uma cidade que respira felicidade e acolhe tão bem quem chega lá.
Um povo arretado, trabalhador e acolhedor que espera do turista somente amor pela sua cidade.
Hotéis de vários preços e gostos espalhados por vários locais.
Me hospedei na Orla de Atalaia com seus famosos Arcos e a a Passarela do Caranguejo composta por bares e restaurantes com uma gastronomia de cerveja bem gelada, sucos com frutas variadas, peixes, caranguejos, a moqueca sergipana, carne de sol e um forró que anima qualquer um.
O Hotel que ficamos além de ser maravilhoso já estava se preparando para o São João que acontecerá no final do mês de Junho com sete dias de folia com grandes atrações.
O aeroporto da cidade está em fase de término de obras para acolher os turistas e fica a apenas dez minutos do hotel, a cidade passa por algumas obras e o prefeito cada dia trabalha mais para deixar a cidade pronta para seus moradores e turistas. Muito ainda precisa ser feito, porém aos poucos tudo será resolvido, o importante é que o povo consegue ver a diferença. Está ficando tudo lindo!
A cidade é bem limpa , em vários cantos veremos garis fazendo a limpeza, carpinando as vias públicas, muita polícia na rua, mas ainda vimos alguns turistas colaborando com a sujeira nas praias, infelizmente falta de educação.
Se você quiser ficar ou visitar outras praias tem empresas que podem proporcionar o passeio, mas desta vez decidimos aproveitar a praia, o sol, a barraca com a cerveja, a água de coco, o camarão e a paz que precisávamos.
Destaque para o Museu da Gente Sergipana localizado no Centro de Aracaju com entrada grátis que contém um acervo cultural com interatividade e muita história, em cada sala que você entra tem guias explicando tudo direitinho. Você gasta umas duas horas lá num lugar fresquinho, com bebedouro, banheiros limpos e ainda um restaurante com comidas e bebidas variadas que vale a pena a visita.
Saindo de lá é só atravessar a avenida e visitar o Largo da Gente Sergipana com estátuas que representam cada uma das diversas manifestações folclóricas típicas. São dos artistas plásticos Félix Sampaio e Tati Moreno. entre as manifestações estão: Lambe Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira, a Dança de São Gonçalo além do Barco de Fogo.
O passeio pelo Projeto Tamar que fala sobre a preservação das tartarugas com visita guiada valeu a pena pois presenciamos o amor de cada funcionário pelos animais. Ah e não esqueça de ver também os peixes, tubarões que ficam lá. Saindo tem a lojinha que ajuda na conservação do local. A entrada custa R$35,00 e antes de ir consulte no site dias e horários de funcionamento. Fomos numa quarta-feira a tarde e estava bem tranquilo.
E não poderia sair de Aracaju ser visitar o Mercado Municipal com seus artesanato, frutas, comidas, música e muita gente trabalhadora lá.
Aproveitei e comprei uns livrinhos de cordéis e logo mostrarei aqui no blog.
Á noite não deixe de visitar a Feira do Turista na Orla que tem muitos produtos, roupas, lembrancinhas, comidas, muita coisa que você se perde lá dentro e sai com várias sacolas.
Assim é Aracaju, uma terra maravilhosa com um povo excepcional que te acolhe, te conquista e te abraça. Fizemos novos amigos e deixamos outros lá e já estamos com saudades.
Voltaremos um dia pois queremos conhecer outros lugares.
Valeu Aracaju por nos receber. Amamos cada segundo, até breve!
E alguém já esteve em Aracaju? Se sim deixe aqui nos comentários.
Este foi o Textos da Dri de hoje.
Vou colocar algumas fotos para vocês.
Beijos
Adriana Mellado
Pingback: Comentários mais lidos de 22/05 a 28/05/23. – Comenta Livros
Que bom que você gostou da nossa cidade. Parabéns pelo texto. Só uma observação os Festejos juninos aqui começam no dia 31 de maio na Rua de São João com a colocação do mastro de Sâo João e vão até o fianal do mês de junho. Na Orla da Atalaia o Arraiá do Povo tem programação de 01/06 a 01/07. Já ono centro da Cidade o Forró na Prala vai de 12/06 a 22/06 e a aprtir do dia 23 até o dia 29/06 a festa se transfere para o Forrócaju na Praça dos Mercados. Tem festa junina por toda a cidade e em outros municípios cada qual com sua característica própria.
Volte para visitar outros cantos da cidade e do estado.
Obrigada Carlos por todas as informações, voltarei para esta linda cidade.!
ótimo São João para vocês!
Adriana