Uma encomenda para um novo mundo – Deco Sampaio

Antes do comentário já quero agradecer o escritor por me presentear com uma história inusitada e interessante.

Encontrei Deco no Skoob e seu convite para ler o livro surgiu.

Interessante a capa e o título e dessa forma vi a oportunidade de ler algo diferente das últimas semanas.

Porém vamos falar rapidamente sobre esse escritor:

“DECO SAMPAIO nasceu em 1979, em Londrina-PR, morando a maior parte de sua vida entre Maringá e Curitiba. É engenheiro florestal pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, além de compositor e escritor. É um dos fundadores e coordenador de projetos da ONG Sociedade Chauá. Uma encomenda para um novo mundo é seu livro de estreia e foi vencedor do Prêmio Wattys 2016.”

Agora vamos a análise do livro que é surpreendentemente diferente de tudo que li pois tem uma história forte com passado, presente e futuro se alternando onde no final queremos mais contexto e a percepção de que devemos cuidar do nosso país, custe o que custar.

Tomas é um homem feliz com sua esposa e dois filhos curtindo as férias, porém um acidente de carro atrapalha sua trajetória.

Passados longos anos, Tomas acorda de um coma com tudo diferente e sem sua família. Imagina você acordar em 2333, um mundo novo, um Brasil tecnológico, com tudo diferente como florestas, água abundante, sem corrupção entre tantas coisas?

Assim foi seu destino.  E o enredo já te prende aí, pois ficamos como o personagem: angustiado para descobrir quem é, como foi parar ali porque não tinha quase nada de memória, flashs apareciam muito de vez em quando.

No hospital, Julia, uma fisioterapeuta o ajuda em tudo e ele tem a sensação de já ter vivido ou conhecido essa mulher tão fascinante e inteligente. Guardem bem o nome dela pois ela será super importante para tudo até o final.

Muita coisa vai sendo explicada e corremos por diversas etapas da vida de Tomas, quero dizer, uma trajetória de 350 anos! Tem relatos sobre a sua infância quando foi adotado após a morte de sua avó por um casal de alemães.

A passagem na faculdade foi bem abordada porque foi ali que começou um grande projeto para a sua vida e o mundo.

Desde o início percebemos a inteligência de Tomas que foi guiado para um projeto muito grande informado por um homem que apareceu do nada e sumiu também do nada. Porém esse homem será importante para Tomas desvendar seu mistério pessoal e a continuidade do mundo atual. Tomas deverá encontrá-lo agora, passados 350 anos num local determinado ainda guardado em sua memória.

Claro que aos poucos Tomas vai entendendo e recobrando toda a sua memória porém angústia e talvez culpa por algumas escolhas farão parte do sofrimento naquele momento.

Uma opinião à parte é que nesse Brasil temos tudo para nos tornarmos uma grande potência e então pensamos como seria bom se um dia existisse isso mesmo. Será que ainda dará tempo? Fico imaginando quão inteligente foi o escritor Deco para trazer coisas tão futurísticas, porém reais e atuais em algum laboratório ou empresa escondidos no mundo.

Bem voltando a história, Tomas passa por várias vidas, com seu amor sempre do seu lado, Mariana e seu grande amigo, Scarface que terá um final bem legal.

O livro é interessantíssimo, bem escrito, utópico, inteligente com mensagens escondidas entre suas palavras. Tem romance, guerra, clones, tecnologia, paz e em nenhum momento houve perda do foco e objetivo do livro. Isso foi sensacional. Tem também a consciência de cuidarmos das florestas, da nossa água enfim todos os nossos recursos naturais.

Esse livro não se explica com palavras só lendo para ver o quanto ele chacoalha a sua inteligência e deixa uma sensação de que ainda temos muito o que cumprir e que as pequenas coisas fazem toda a diferença.

Lembrando que ajudar o próximo sem cobiça ou nada em troca fica expansivo em cada diálogo.

Preço ótimo para livro digital com apenas 210 páginas.

Até o próximo comentário.

Quer ouvir o podcast?

Podcast Uma encomenda para um novo mundo

Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: