A Espera – Lygia Fagundes Telles
Publicado pela primeira vez em livro, “A espera” é a história do fugaz reencontro de um casal de namorados dez anos após uma abrupta “separação”. Nikos, o grego, saiu para dar uma volta antes de buscar Marghí para juntos, assistirem à Missa do Galo. Ele não voltou e nem avisou a pobre coitada. Em vez disso, decidiu sair pelo mundo.
Um conto que retoma um tema recorrente da autora: amor versus liberdade.
Devo em algum momento ter lido Lygia, porém não me lembro mais e quando vi que esse conto estava disponível resolvi me aventurar na grande escritora.
E não me arrependi. Que conto incrível que mexe com você de formas diferentes onde a escrita é sutil, cruel, porém com um final que deixa vontade de ler mais.
O título é bem a história de um casal que se apaixona, sonham em viajar, mas se separam por safadeza de Nikos que deixa Marghi a sua espera, uma vez que tinham combinado de irem à Missa do Galo.
Nikos após seu sumiço, deixa Marghi sem notícias e após dez anos, finalmente o reencontro. Esse reencontro acontece também no dia da Missa do Galo.
Nikos é de uma sem-vergonhice sem piedade, falando tantas desculpas e Marghi é aquela mulher submissa que faz tudo para ter seu amor, mesmo que ele não a queira mais. Aceita as desculpas e sonha em viver com ele para sempre.
O final desse conto de 22 páginas é triste já posso adiantar e você fica com raiva de Nikos e sente piedade de Marghi.
A conclusão é que a nossa escritora abordou a liberdade e o amor. Será que andam juntos? Se completam?
Só sei que valeu a pena ler e com certeza quero viajar nas suas palavras mais uma vez porque é incrível a sua abordagem, sutileza e delicadeza dos personagens.
Preço muito bom para livro digital, segue o link abaixo.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.
Quer ouvir o podcast?