Antes do Recomeço – Filipe Salomão
O escritor me convidou a ler este livro. Percebi que estávamos diante de Caroline no começo de toda a sua vida e história.
Sim, Filipe nos apresenta Caroline no seu primeiro livro. Ela já tem 20 anos. Deixarei o link aqui no final do comentário.
Quando a conheci, fui do amor ao ódio por ela. Isso foi devido a certas atitudes e coisas que ela fez. Agora, lendo este livro, vi que ele retrata a sua infância, já por volta dos 8 anos. Acompanhei seus traumas, sofrimentos e vida em família. E posso dizer que não foi fácil, porém nada justificável.
A maneira como seus pais a tratavam sem amor era tão cotidiana que, aos poucos, deixou feridas em seu coração. Isso transformou a menina e a levou para um mundo escuro.
Passou a noite toda lá, revivendo as palavras e pensando como ela tinha dado tantos problemas para os seus pais e como tudo aquilo era culpa dela. Uma mocinha que dava problemas para os seus pais nem parecia uma mocinha.”
“Em uma única noite, Caroline descobriu que seus pais conseguiam dar, em pouquíssimo tempo, amor, carinho, atenção, educação e traumas para o resto de sua vida.”
O escritor detalha sua vida na escola, seus poucos amigos e sua relação com os pais. Ele descreve como ela enxergava a vida. Ele também menciona seus diálogos com o psicólogo.
Um ponto interessante era sua relação com a empregada da família, talvez a única pessoa que ela tinha algum sentimento.
Um livro que em certos momentos tem diálogos pesados e fortes. Portanto, somente adultos podem ler. Quando Caroline entra na fase adolescente, algumas descobertas sobre o corpo ficam bem explícitas na história.
Caroline não tinha limites para nada, seus pais não a controlavam e cada vez mais a família era desunida.
Tudo é detalhado sem perder o foco.
O livro é composto por 366 páginas com uma capa que mostra bem o mundo de Caroline. A capa também representa bem a relação com o título e o enredo.
O ponto positivo do livro é que sua leitura flui bem. Entramos no mundo de uma menina e saímos no mundo de uma mulher de 20 anos. Ela está sozinha e infeliz após a perda violenta dos pais. Todas as fases, desilusões e maldades são mostradas. Percebi que a odiei muito mesmo quando criança.
Sua felicidade sem limites machuca e afasta as pessoas. Até aquelas que gostavam dela. Por isso, você não tem um pingo de pena dela!
Por outro lado, ela sempre deixou claro que não existia afeto do seu lado. Ela disse que destruía tudo que tocava e que estava ao seu lado.
Ela não acredita em nada, ela era um nada.
Nem seu psicólogo parecia ajudá-la.
Onde eu estava já não havia espaço para compaixão. Então desci mais e mais fundo, quase não via mais nada vivo. Olhei para cima e vi que, mesmo se eu decidisse subir para a superfície, morreria antes de chegar lá”
Um ponto que deixo como sugestão e melhoria no livro são as cenas fortes. Eu as encurtaria, dando mais ênfase à morte dos pais. Esta parte foi apenas pincelada, deixando um final rápido.
Foram muitas páginas deixadas ao conteúdo adulto. No meu ponto de vista, isso cansou a leitura. Se resumisse e colocasse mais a parte da morte dos pais e a investigação, enriqueceria a história. Assim, fecharia o ciclo.
No mais, o livro é bom. Entendemos o quanto as atitudes dos pais mudam a vida de uma criança para sempre.
O preço está excelente para livro digital e bem caro para livro físico.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.
Link do livro 1