EspíritaHistória

O Peregrino – Jhon Bunyan

Hoje comento para vocês um dos livros mais difíceis que já li ao longo do tempo que tenho o Comenta Livros.

Ao baixar este livro de capa misteriosa e 216 páginas, tudo que sabia é que por vários séculos foi mais lido que a Bíblia. Então, o que esperar afinal?

Logo nas páginas iniciais o que foi dito é que a Bíblia foi tão lida nos últimos 340 anos quanto este livro que foi lançado em 1678 e traduzido para mais de duzentas línguas.

É considerado um dos trabalhos mais significativos da literatura religiosa inglesa.

No século XVIII tornou-se livro obrigatório na educação cristã infantil.

Na Primeira Guerra, milhares de soldados britânicos recorreram ao livro em busca de iluminação espiritual. Eles tentavam entender a tragédia à qual estavam sendo expostos. Principalmente após o término desta luta sangrenta, queriam saber o que poderiam esperar.

Mas o que será que encontrariam nestas páginas?

Posso dizer caro leitor que são fortes questionamentos sobre seus atos e a vida espiritual. Não é um livro para ler direto. Na verdade, você precisa parar, respirar e analisar. Só assim saberá se vai continuar ou não.

Nem tem nada difícil em suas páginas. Porém, os versículos, passagens e interpretações da Bíblia tornam a leitura mais demorada. Ela é cansativa para pessoas como eu que não se recordam de certas passagens. É quase um estudo de forma bem diferente. Ele aborda passagens da Bíblia e da vida de Jesus, Deus, o Céu ou Inferno.

O personagem Cristão sai da sua cidade de nome Destruição em busca da Cidade Celestial. Ele abandona esposa e filhos. Ele segue as orientações de um anjo ou um ser de luz. Não fica claro na história. Cabe a você interpretar.

Perigos, maldades, traições, testes e questionamentos fazem parte da trajetória humana em busca do perdão de seus pecados.

Cristão com os obstáculos colocados mostra como somos falhos em escolhas e atitudes. A cada passagem, o portão Celestial está mais perto. Porém, caminhos obscuros com o “Diabo” desviando da sua jornada fazem parte de um longo caminho.

Tudo é escrito de forma simples e atual. O mais legal é que o autor trouxe nomes interessantes para aqueles que faziam parte da jornada de Cristão. Alguns desses nomes são: Obstinado, Inconstante, Intérprete, Evangelista, Paixão, Paciência, Salvação, Piedade, Ócio, Duas-Caras. E assim segue com muitas formas de interpretação.

Posso dizer que o livro altera seus pensamentos. Ele te coloca próximo da religião sem imposição. Apresenta apenas fatos bem argumentados.

O final transmite paz e esperança.

A experiência de leitura foi incrível. A sabedoria do texto te leva a Deus de todas as formas e maneiras. Isso ocorre apenas seguindo a sua intuição.

Só leia se você for sem preconceito. Só leia se imaginar que só a sua opinião é a verdadeira.

Neste livro, não existe verdade ou mentira, céu ou inferno. Existe apenas uma força forte que te leva ao caminho da luz e da fé de várias maneiras. O que importa é amar e se colocar no lugar do próximo, sem perder a esperança.

Preço muito bom para livro digital além de versões em capa comum e dura com preços ótimos.

Sobre o autor:

Nascido em 1628, em Elstow, perto de Bedford (Inglaterra). John Bunyan era filho de um pobre braseiro. Ele também veio a seguir o mesmo ofício.

Foi por volta de 1655 que Bunyan descobriu ser um talentoso pregador. Sua fama foi reconhecida além das fronteiras do condado onde vivia. Cinco anos depois, em razão da intolerância religiosa na Inglaterra, foi preso por pregar sem autorização.

No entanto, alguns de seus trabalhos mais célebres na literatura surgiram durante o tempo que ficou atrás das grades. Entre esses trabalhos está o mundialmente conhecido O Peregrino.

Morreu em 1688, repentinamente, aos 59 anos. 

Espero que tenham gostado.

Até o próximo comentário.

Podcast O Peregrino
Verified by MonsterInsights