Orgulho e Preconceito – Jane Austen
Primeiro livro da autora que leio, com 448 páginas e uma capa normal, portanto não me chamou a atenção. Fizeram um filme também que assisti, mas achei cansativo, me deu sono.
Contém palavras difíceis e cansativo de ler. Alguns trechos até continham cenas engraçadas, mas em algumas parecia muito chato.
Acompanhamos o romance entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy, na Inglaterra rural do século XVIII.
Lizzy tem mais quatro irmãs, todas solteiras e sua mãe considerava isso um absurdo, pois não via a hora de ver todas casadas e ricas. Em alguns momentos, a mãe praticamente empurrava as filhas para qualquer moço que considerava decente, não necessariamente deveria existir amor, mas dinheiro seria bem melhor.
Então um belo dia, um rapaz lindo e rico, (Sr. Bingley), aluga uma mansão próxima a casa da Sra Bennet que vê nisso a possibilidade de uma de suas filhas fisgar esse jovem poderoso. Ele tem um amigo que é o Sr. Darcy que o acompanha nessa nova etapa da vida.
Em um baile promovido para eles, Sr. Bingley parece gostar de Jane e a estória discorre sobre esse casal.
Em contrapartida, Sr. Darcy está no baile e é considerando um homem frio, antipático, causando a ira de Lizzy que o detesta no primeiro olhar. Eles já tinham se encontrado antes do baile e Darcy a humilhou Lizzy e nesse momento passamos a ter raiva dele.
A estória se torna um pouco engraçada nesse baile e aparecem os primeiros olhares e interesse de Darcy para Lizzy, justamente por ser uma moça diferente de todas que passaram em sua vida. Lizzy era diferente para aquela época, isso o livro retrata muito bem.
A partir daí acompanhamos o relacionamento entre eles, suas irmãs e desse modo nos aprofundamos na sociedade do final do século XVIII.
Uma trama bem escrita, com costumes, intrigas, orgulho e preconceito por todos os lados, mas que no final tudo se encaixa e todos ficam felizes e os castigos são aplicados.
Com palavras difíceis e diferentes, bem escrito, cansativo em alguns momentos, por isso não me encantou muito.
Vale a pena a leitura para conhecer tudo dessa época e por falarem tão bem dessa escritora.
Não consigo nem falar mais dele, pois realmente não me encantou.
Preço bom para livro digital e excelente para livro físico principalmente em Sebos.
Já leram? Gostaram? Me contem a impressão de vocês.
Boa leitura.