Soma de delírios – Raquel Oliveira Silva
Para encerrar a semana trouxe uma história sensacional para vocês.
Livro indicado pelos leitores do blog mostrou através de suas 249 páginas, preço muito bom para formato digital e físico, capa e títulos alinhados com a história, a vida de Rafaela.
Já posso adiantar que não espere aquele livro que termina com tudo explicadinho, anos se passando e tudo se encaixando, pelo contrário, termina de forma bem legal com os personagens e suas vidas seguindo de maneira coerente e normal. Aqui você até consegue idealizar o seu final e isso para mim foi um diferencial.
Rafaela nasceu do amor de seus pais ainda jovens na faculdade e sonhando alto, porém sua mãe a abandonou em busca de uma vida sem crianças. Após seu nascimento, tudo ficou difícil, não tinham casa para morar, emprego e, contudo, foram morar na casa da sogra dificultando as coisas.
Seu pai sofreu muito e resolveu continuar a sua vida de forma fechada, assim Rafaela foi criada por sua avó que lhe deu tudo, mas principalmente o amor.
Depois de alguns anos sua avó morre e seu pai já havia se casado novamente, saído de casa e tinha novos filhos e Rafaela foi morar com eles e sua vida foi transformada num inferno.
Perceberemos que Rafaela é uma menina que cresceu apenas com o amor de sua avó, seu pai nunca participou de nada de sua vida, deu o que era necessário para a sua educação, mas amor nada tinha. Seus irmãos sim, tinha a atenção do seu pai e sua madrasta, essa fazia da sua vida em alguns dias, momentos bem instáveis.
Rafaela estudava, adorava música, livros e assim sem amigos, seguia com sua vida. Era uma menina difícil de lidar algumas vezes, fechada e despreparada para a vida, mas tudo isso devido a falta de um adulto a aconselhando.
Já com 16 anos, sua madrasta sai de casa levando os filhos e seu pai mais uma vez é abandonado e Rafaela tem que conviver com um desconhecido porque era assim que via seu pai.
Num belo dia, numa loja de disco, conhece um rapaz, começam a sair, se apaixonam e meses depois, uma gravidez.
Decidida a interromper pois não estava preparada para ser mãe, seu pai decide que não era a solução para a sua vida.
Preparem-se para diálogos fortes entre pai e filha e você não sabe de que lado ficará.
Seu pai a despacha para a casa da família do rapaz até que ela tivesse a criança.
Rafaela nunca quis ser mãe e passou por situações chatas na casa da família do rapaz que a tratava bem, mas ele a desprezava.
Naquela família Rafaela desenvolveu uma linda amizade e cumplicidade com sua cunhada que seguirá para sempre em sua vida sendo verdadeiramente algo com muito amor e sincero de uma época tão turbulenta em sua adolescência.
Uma menina que não teve a presença materna, cheia de dúvidas, incertezas, traumas e ainda traída pelo pai que nunca a tratou como filha.
Quando teve o bebê deixou-o com a família do rapaz e voltou para casa de seu pai para seguir sua vida. Era o melhor a ser feito, afinal seu filho seria amado lá.
Que vida ela poderia dar para ele? Mais um traumatizado no mundo? Ela nunca quis ser mãe, pelo menos naquele momento, então enfrentou todos os questionamentos de seu pai e até os seus e fez o que tinha que ser feito.
Até esta parte do livro você vive com Rafaela todos os seus dramas oscilando entre entendendo seus questionamentos e em outras vezes querendo dar uns conselhos para que talvez, ela mudasse de ideia.
Assim o livro segue com um novo rumo na vida de Rafaela que amadurece a cada momento, retornando aos estudos, lutando por seus direitos, vendo na música sua fuga e carreira e acima de tudo, entendendo um pouco mais seu pai.
Um livro bem escrito, interessante, com assuntos do cotidiano que fazem você pensar qual seria seu papel na vida de Rafaela ou qual seria sua atitude.
Lógico que a culpa a acompanhou por um certo momento, contudo, o conselho de um rapaz, seu novo amor, fez Rafaela abrir os olhos e ter tempo para pelo menos, viver em paz e feliz.
Então, no final foi como se eu contasse uma história para você de alguém que eu conheço e agora, com uma passagem de tempo, dissesse como ficaram os personagens.
Assim foi este livro autêntico e que fará você ler e interpretar da maneira que quiser, lembrando que a vida de ninguém é perfeita, porém cada um pode escrever o seu final feliz.
Espero que tenham gostado, um ótimo final de semana e até o próximo comentário.