O menino da lista de Schindler – Leon Leyson , Marilyn J. Harran , Elisabeth B. Leyson
Maio chegou, mês do meu aniversário e queria algo bem legal para essa segunda-feira.
Então cheguei a conclusão que o livro que vou comentar serve para adultos e adolescentes.
Não acreditei quando finalmente chegou a hora de iniciar a leitura, pois o mesmo é campeão de vendas até hoje.
Colocarei o resumo da vida desse guerreiro para em seguida contar sobre o livro.
Leon Leyson (1929-2013) tinha um nome judeu verdadeiro. Ele nasceu a 15 de setembro de 1929 em Narewka. Esta cidade está localizada a nordeste de Varsóvia.
Após a Segunda Guerra Mundial, passou três anos num campo de refugiados perto de Frankfurt, na Alemanha.
Partiu para os Estados Unidos em 1949, onde se radicou. Alistou-se no Exército durante a Guerra da Coreia. Mais tarde, tornou-se professor de artes industriais no ensino secundário em Hunting Park, na Califórnia. Exerceu essa profissão durante 39 anos.
Foi distinguido pela Universidade Chapman pelo seu trabalho de educador e na sua qualidade de testemunha do Holocausto.
Faleceu no início de 2013, um dia depois de entregar o manuscrito final deste livro.
Já deu para sentir como o livro é não é mesmo?
Sim fala sobre os dias durante a guerra dos nazistas. Ela conta como sua vida foi despedaçada com mortes, fome e frio. Também houve humilhação entre tantas atrocidades.
Ele conta como vivia tranquilamente num vilarejo com seus pais, irmãos e amigos. De repente, os nazistas chegam e tudo muda.
Ele ainda era uma criança e viu tanta coisa, que nem podia imaginar. Seu pai trabalhava numa cidade vizinha e antes da guerra imaginava que podia dar o melhor para sua família.
Tudo é contado de forma deliciosa de ler apesar do tema tão pesado.
Um dos pontos altos do livro é quando ele encontra Oskar Schindler que transformou a vida de todos. Vocês lembram do filme? Para quem não viu vale a pena e se chama “A Lista de Schindler”.
Foram dias de muita fome e crueldade. Mesmo assim, Leon superou as dificuldades. Ele sempre acreditou que tudo seria melhor e nunca esqueceu de sua família.
Quando tudo acaba, você vai para um novo local. Sua vida dá uma guinada. É como se o destino lhe desse uma segunda chance.
Depoimentos no final fazem a diferença. Vale a pena cada página de um homem que soube viver cada dia. Ele conseguiu isso mesmo diante de tanta dificuldade.
São 256 páginas com uma capa que reflete a realidade do que ele viveu.
O preço para o livro digital e físico está excelente.
A capa quando você ler o livro entenderá o seu significado.
Ao invés de achar que a nossa pandemia é a pior coisa, lembre-se, ela é sim muito grave. Mas leia e veja o que um indivíduo e todos os seus seguidores fizeram com milhões de vidas.
Até o próximo comentário.