Escola dos Mortos – 1 – Karine Vidal
Olá leitores hoje comento um livro que foi uma indicação e quando baixei logo me encantei com a capa e o título, onde fiquei curiosa para saber do que se trataria o enredo.
É um livro interessante que fala da vida e da morte de maneira inteligente e intrigante ao mesmo tempo.
A escritora inicia o livro apresentando a vida da carioca Lara Valente que é uma adolescente que vive com sua mãe e irmã no Rio de Janeiro.
Seu pai é um mistério pois ninguém sabe o que aconteceu com ele, pois está desaparecido há muito tempo, porém misteriosamente um valor é depositado na conta corrente de sua mãe que além desta renda ainda vende seus quadros e assim elas vivem modestamente.
Sua mãe é uma pintora e transformou um pedaço do apartamento no seu local de inspiração.
Um belo dia recebem a visita de um homem inglês informando que seu avô paterno morreu, mas para receber a herança Lara deve estudar numa escola tradicional na Inglaterra por um ano.
Não gostando muito da ideia, contudo pensando no dinheiro que receberiam, Lara embarca com o coração apertado para Londres.
Chegando lá percebe que algo muito sinistro acontece na escola.
Até aqui o livro não tem nada de especial, só que ao avançar as páginas perceberemos segredos e mistérios entre os alunos e os funcionários da escola.
Lara está fora de seu ambiente e começa a se entrosar com as meninas e quando acredita finalmente que sua vida escolar dará certo é jogada do penhasco e acorda dentro de um caixão sendo resgatada pelo jardineiro da escola.
Ela percebe que está na mesma escola, porém no período noturno onde todos os alunos mortos estudam e vivem num mundo paralelo.
Não acreditei quando li esta cena e confesso que fiquei surpresa e muitas situações fazem sentido tanto para mim como para Lara.
Aqui a história fica interessante e você e Lara descobrem e entendem que as famílias ricas desta escola criaram uma “comunidade” há muitos anos onde fizeram acordos com a Morte. Só que após um tempo ela cobra o seu preço.
Não posso ser clara para não estragar o enredo só lendo para saber do que estou falando.
Muita coisa acontece a partir daqui, inclusive o misterioso Luka e seus irmãos russos que além de serem a atração da escola e misteriosos, Lara se vê atraída por ele e pelo perigo.
Luka é um cara que não fala com nenhum aluno assim como seus irmãos e o seu segredo acabará com Lara.
Tudo é bem desenvolvido e a escritora vai detalhando os fatos e você entende o que está acontecendo e aquilo que fica com uma ponta solta você percebe que somente no livro 2 será explicado melhor.
O que percebemos é que todos cumprem aquilo que a Morte determina e Luka tem muito a explicar e seu segredo quando é revelado foi o mais legal do livro até aqui.
O que menos gostei foram os jogos na escola com a participação da Morte. Eles não tiram o brilhantismo do enredo porque há uma conexão, inclusive explicando algo com alunos desaparecidos, contudo achei o mais chato porque foram longas páginas e em certos momentos não vi muito sentido com o enredo.
Aliás é um livro com um volume grande de páginas: 987 e apesar de conter um enredo bom em certos momentos, não conseguia ler direto, confesso que parava e fazia outra coisa antes de reiniciar.
O final foi muito bem arquitetado e o livro 2 acredito que explicará muito sobre Lara, Luka e seu pai.
Para quem gosta de uma boa história que tem mistério, segredos, traições, amor, brigas entre tantos outros assuntos vale a pena ler.
Ele agrada todas as idades, mas arrisco dizer que os jovens gostarão porque tem muito do universo deles.
Darei um intervalo para iniciar o livro 2 e em breve farei o comentário aqui, mas por enquanto fica a dica deste livro bem legal para você ler.
Quem já ler conta para mim o que achou.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo comentário.